"
A
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, leva a efeito, este mês, nas suas instalações no Largo do Colégio, três actividades distintas dedicadas às crianças.
Assim,
até ao dia 14, das 10h00 às 11h30, as crianças a partir dos quatro anos de idade podem participar numa experiência denominada
‘Se eu fosse uma tela’, na sala de expressão plástica. Trata-se de brincar ao “faz de conta”, usando a pele como tela, como máscara, criando personagens, formas, paisagens, dando largas à imaginação. Este atelier de expressão plástica e de desenvolvimento da sensibilidade e criatividade tem como ponto de partida a leitura de uma história que servirá de tema para a criança se expressar através do movimento e da pintura, tendo o corpo como suporte.
Nos
dias 12, 13 e 14, na mesma sala, mas agora à tarde, entre as 14h00 e as 15h30, decorre outro atelier, denominado
‘A camisa do homem feliz’, com público-alvo a partir dos seis anos. Neste caso, usa-se a história com aquele título para iniciar a descoberta da expressão dramática e das artes performativas. O atelier desenrola-se ao longo de quatro sessões, onde se abordam temas como a dinâmica de grupos, trabalho de corpo e voz, relações consigo próprio e com o outro.
Já nos
dias 17, 18, 20 e 21 das 14h00 às 16h00, na sala de expressão dramática, há lugar à invenção ou ao relembrar de histórias, com
‘Histórias com pés e cabeça’, actividade destinada a maiores de quatro anos. As histórias vão ser contadas usando, para além das palavras, toda a gama da expressão corporal, procurando estimular o imaginário e a criatividade das crianças, levando-as a produzir expressões corporais que as tornarão mais conscientes de onde o seu corpo começa e acaba e de tantos pequenos movimentos que ele pode fazer ou que já faz sem que se dê conta deles.Estimular-se-á ainda a percepção saudável da diferença, de que o corpo de cada um é único, tem formas únicas e exprime-se de forma diferente".